Azimute!

Esse fim de semana tem acampamento. E o assunto vai ser BÚSSOLAS!

A bússola é um instrumento de navegação e orientação baseado em propriedades magnéticas dos metais e do magnético terrestre. A palavra bússola vem do italiano bussola, que significa “pequena caixa” de madeira de buxo. As bússolas são geralmente compostas por uma agulha magnetizada colocada num plano horizontal e suspensa pelo seu centro de gravidade, que aponta sempre para o eixo norte-sul, ao seguir a direcção do norte magnético da Terra.

A bússola é sem dúvida o instrumento mais conhecido da Era dos Descobrimentos, pois foi provavelmente o mais importante. Indicando sempre o norte (embora magnético), é uma ajuda preciosa para todo e qualquer navegador. As bússolas atuais variam um pouco entre si, mas têm os mesmos componentes básicos. Com o mesmo nome de bússola pode ser designado qualquer dispositivo magnético que usa uma agulha para indicar a direção do norte magnético do planeta, bem como qualquer instrumento eletrónico com o mesmo fim.
Mas pra que serve uma bússola Chefe?

Um azimute é uma direção definida em graus, variando de 0º a 360º. Existem outros sistemas de medida de azimutes, tais como o milésimo e o grado, mas o mais usado pelos Escoteiros é o Grau. A direção de 0º graus corresponde ao Norte, e aumenta no sentido direto dos ponteiros do relógio. E essa direção é definida segundo o norte da sua bússola!

Este método permite-nos localizar, com bastante precisão, a nossa posição numa carta.

Segue-se um exemplo de como utilizar este método. 

Começa-se por identificar, no terreno e na carta, dois pontos à vista. Neste caso escolheu-se um marco geodésico e um cruzamento, pois ambos estão à vista do observador e são facilmente identificáveis na carta através dos seus símbolos.
De seguida, com a bússola determinam-se os azimutes dos dois pontos, 340º e 30º, respectivamente para o marco geodésico e para o cruzamento.

Conhecidos os azimutes, passamos a calcular os azimutes inversos respectivos: 160º é o azimute inverso de 340º e 210º o de 30º.
Na carta, traçam-se os azimutes inversos a partir de cada um dos pontos (160º para o marco geodésico e 210º para o cruzamento)

O ponto onde as linhas dos dois azimutes inversos se cruzam corresponde à nossa localização.


Um comentário:

  1. "Ano passado conheci um cara que me chamou atenção pelo "CARINHO" com que trata jovens e crianças escoteiras...e isso vejo até hoje e cada vez mais forte. "JOÃO"..este é oooo cara que vejo como uma pessoa que faz "SUCESSO"..pois "SUCESSO'..é fazer o que se gosta "BEM FEITO", MASSSS QUANDO TODOS VEEM... e eu to vendoooooo..ehehe

    ResponderExcluir