Promessa Escoteira...

Promessa!
Nos primeiros posts a gente citou a Promessa Escoteira! Mas o que é essa promessa afinal?








" Prometo pela minha honra
Fazer o melhor possível
Para cumprir os meus deveres
Para com Deus e minha Pátria
Ajudar o próximo em toda e em qualquer ocasião
E obedecer a Lei Escoteira. "



No Dicionário Aurélio, Honra: Sentimento do dever, distinção que resulta de ações ou qualidades que nobilitam, graça, mercê, grau, dignidade, boa fama, dignidade.

Próximo!
" Prometo pela minha honra ", então quer dizer que tudo que eu fizer é pra mostrar que eu sou uma pessoa de palavra, uma pessoa que faz as coisas corretas, uma pessoa nobre, uma pessoa que cumpre o seu dever.

"Fazer o melhor possível para cumprir os meus deveres ", é fazer as coisas da maneira certa sempre na primeira vez, me esforçar sempre um pouco mais, não reclamar pra ajudar, estar sempre disposto pra ajudar seja o que for, e isso quer dizer, lavar a louça sem a mãe pedir, tirar o lixo, varrer a casa, arrumar a cama, dar o lugar pra outra pessoa sentar no ônibus, ajudar alguém a carregar as compras, dividir o pacote de biscoito que você esta comendo, entre tantas outras coisas...

Deus!
" Deus ". Minha oração diária, agradecer pelo novo dia que começou, pelo sol de cada dia, pelo alimento, por tudo que temos.

" Pátria ". Respeitar a bandeira nacional, saber cantar o hino, conhecer as leis e saber o que tenho direito dentro do meu país.

" Próximo ". Todas aquelas boas ações que a gente conhece. Ajudar uma senhora a atravessar a rua, ajudar a carregar as compras, ajudar alguém que se machucou, ajudar uma criança que se perdeu, tratar todo mundo do jeito que gosto de ser tratado.

" Obedecer a Lei Escoteira ". Contar somente a verdade, ser leal, fazer todo dia uma boa ação, ser amigo de todo mundo, ser cortês, cuidar das plantas e animais, ser obediente, ter sempre um sorriso no rosto, ser econômico e ter sempre um troco no bolso, estar sempre limpo, cheiroso e a consciência limpa.

Pátria!
Assim se resume a Promessa Escoteira. Quando o escoteiro decide fazer a sua promessa, que é uma atitude voluntária e expontânea, ele tem que ter em mente que promete não apenas em palavras, mas também em atitudes.
Não é apenas quando esta de uniforme e lenço que você é escoteiro! É o tempo todo. Você é uma nova pessoa. Você começa a pensar diferente, a viver diferente, a ser diferente.




Boa Ação!
Você é um escoteiro!

2 comentários:

  1. SOU ESCOTEIRO DO 23 DE ECOPORANGA ESPIRITO SANTO...... ESCOTISMO MINHA VIDA... S2...

    ResponderExcluir
  2. SOU ESCOTEIRO DO 23 DE ECOPORANGA ESPIRITO SANTO...... ESCOTISMO MINHA VIDA... S2...

    ResponderExcluir